Tipo 1
É a forma mais intensa de bipolaridade por apresentar fases de mania plena, com consequências maiores e franca alteração do humor. Também ocorrem fases de hipomania.
Tipo 2
É uma forma de bipolaridade com fases de hipomania, em que há clara alteração do humor, mas não tão intensa e problemática quanto a do tipo I.
Tipo 3
É semelhante ao tipo II, mas o quadro de hipomania ou até mania acontece só com o uso de antidepressivos ou psicoestimulantes. No entanto, o temperamento da pessoa tende a ser mais forte e dinâmico e pode voltar a ter elevações espontâneas do humor mais tarde.
Tipo 4
São pessoas que têm um temperamento mais arrojado, empreendedor, jovial e expansivo, que passam a ter o humor mais turbulento e depressivo na meia-idade.
Ciclotimia
É um humor oscilante e desregulado, com sintomas de humor elevado e depressivo, mas que não chegam a configurar fases marcadas de hipomania ou depressão.
Depressão unipolar
Não faz parte da bipolaridade.
Trata-se de uma queda do humor, em geral mais gradual (semanas a meses) e relacionada com eventos estressores que a pessoa tenha vivenciado. O antidepressivo reestabelece o humor em algumas semanas sem causar excessos de humor na direção da mania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário